DSC_0206.JPG

S

Como pequenas atitudes podem transformar a realidade ao nosso redor?

A ideia central é criar uma campanha digital nas mídias sociais para gerar a consciência e a busca de solução para o desperdício de alimentos e para isso, o jovem é o elemento central deste projeto. Precisávamos divulgar o protagonismo juvenil, o potencial de transformação que existe em cada jovem, mas para isso acontecer, era necessário agir, colocar a mão na massa, provar que é possível transformar a nossa comunidade local.

Nesta caminhada cheia de desafios, os alunos pesquisaram sobre o problema do desperdício de alimentos e o seu impacto ambiental. Imaginaram possíveis ações e traçaram metas para o ano letivo.

 

Numa equipe de 14 alunos, fizeram um plano de ação sobre o que era necessário para agir localmente e divulgar as missões nas mídias sociais.

 

É necessário que todas as pessoas tenham acesso às informações e possam, com pequenas atitudes, transformar problemas em soluções criativas, assim, nasceu o GREEN BEES BRASIL

49_edited.jpg

GREN BEES BRASIL

Todo ano letivo os alunos escolhem os projetos que serão desenvolvidos na Feira Interdisciplinar. Em 2019, após um debate no 2º ano do Ensino Médio, eles desenvolveram um projeto voltado para os jovens em que envolveram toda comunidade escolar, a  fim de buscar soluções criativas para grandes problemas mundiais.

Com os olhares voltados para o cenário mundial, elegeram o desperdício de alimentos como foco central do projeto e como o jovem pode ser um agente transformador desta realidade. É impressionante como a quantidade de alimentos desperdiçados tem impacto significativo sobre a natureza, dos quais a humanidade depende para se alimentar, além de que causam grandes perdas econômicas e consequências devastadoras para o meio ambiente.
 
Deste modo, três questionamentos movem o projeto:

O que pode ser feito para reduzirmos as perdas e desperdícios de alimentos?

Como diminuir o impacto das mudanças climáticas? Como garantir alimentos para todas as pessoas do mundo?

A partir destes questionamentos eles foram em busca de soluções

Tell your visitors your story. Add catchy text to describe what you do, and what you have to offer. The right words can inspire and intrigue your audience, so they’re ready to take action on your site. To start telling your story, double click or click Edit Text.

49_edited_edited.jpg
DSC_0009.JPG

Como nasceu o Green Bees Brasil?

A maior descoberta é saber que como educadores, podemos empoderar jovens na transformação dos sonhos em realidade. Foi uma experiência única e gratificante, construída num clima de interação e reciprocidade. Os jovens vivenciaram momentos de partilha com toda comunidade, visitando realidades diferentes, buscando soluções para os problemas existentes. Estar com eles significa construir a esperança de dias melhores, munidos de muito entusiasmo. Assim, nasceu o GREEN BEES BRASIL. Inspirados na organização das abelhas, "insetos sociais", que conseguiram um certo grau de desenvolvimento social ao agruparem-se em comunidades, nas quais existe a nítida organização de trabalhos e a responsabilidades entre os membros que a compõem, todos sobrevivendo para um fim comum: a sobrevivência do grupo. A cor VERDE foi escolhida por representar a esperança, a natureza e o nosso país. As abelhas exercem um papel fundamental para garantir a existência da humanidade e essa relação estabelecemos com os jovens.